quinta-feira, 28 de abril de 2011

TRANSFORMAR N.º 44 - ANO XIV / 2011

Voluntariado – Um ano para começar a partilhar (pág. 3 a 5)
2011 é o Ano Europeu do Voluntariado e importa perceber como pode ser uma forma de ajuda ao desenvolvimento social e económico. Damos quatro exemplos concretos de pessoas que partilham o seu tempo e a sua disponibilidade em favor do bem comum e desse modo enriquecem as suas vidas.
A certificação chega às Caritas e aos Centros Sociais (pág. 6 e 7)
Cada vez mais se manifesta a exigência de boas práticas e melhoria da capacidade organizativa nas instituições de apoio social. Destaca-se aqui o esforço que tem vindo a ser levado a cabo pelas IPSS ligadas à Igreja Católica.
Entrevista com António Rendas, Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (pág. 8 e 9)
Um ano depois de ter tomado posse como Presidente do Conselho de Reitores, António Rendasaponta os grandes desafios com que as universidades portuguesas se debatem, num contexto cada vez mais globalizado. Fala de motivação e sublinha que «os alunos devem também ser ouvidos porque muitos deles são muito bons, estão motivados e querem melhorar o sistema.»
Horizontes de Mudança na Violência às Pessoas Idosas (pág. 10)
Notícia do encontro promovido pelo Instituto da Segurança Social, decorrido nos dias 20 e 21 de Janeiro, que contou com a presença da Ministra do Trabalho e do Procurador Geral da República, entre muitas outras individualidades e técnicos especializados.
Relatório 2010: Liberdade Religiosa no Mundo (pág. 11)
A partir síntese da situação da Liberdade religiosa no mundo, a cargo da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, faz-se o resumo do que se passa nos países de língua portuguesa.
Recensões de livros (pág. 12)
Apresentação da actividade editorial recente que tem sido empreendida pelo Bispo do Porto, D. Manuel Clemente. Lugar ainda para Religião e Diálogo Inter-Religioso, de Anselmo Borges e para a compilação, em formato electrónico, de estudos sobre a revisão constitucional, publicada pelaFundação Francisco Manuel dos Santos.
Quem foi Abel Varzim? – Fundador e primeiro Assistente da LOC, há 75 anos (pág. 13 e 14)
Depoimentos dos três elementos da equipa coordenadora da LOC/MTC, Fátima AlmeidaJosé Rodrigues e Pe. Emanuel Vaz, a propósito da marca deixada por Abel Varzim neste movimento daAcção Católica Portuguesa.
Direitos Económicos, Sociais e Culturais (pág. 15)
A questão do direito ao acesso à água e a outros bem essenciais está a assumir uma importância fulcral na gestão dos recursos naturais a nível planetário. Em 2008 a ONU aprovou um Protocolo sobre o assunto, coordenado pó Catarina Albuquerque, que entretanto assumiu as funções de Perita Independente sobre água e saneamento.
Amigos homenageiam Nuno Teotónio Pereira (pág. 16)
Noticia da homenagem, no passado dia 5 de Fevereiro, feita a Nuno Teotónio Pereira, sócio-fundador do Forum e amigo de Abel Varzim, organizada por um grupo de amigos. Na altura foi também apresentado o livro Confronto. Memória de uma Cooperativa Cultural, da autoria de Mário Brochado Coelho.
(clicar na imagem para abrir .pdf)
transformar44

Sem comentários:

Enviar um comentário