sexta-feira, 4 de janeiro de 2013


Paz e Solidariedade.

O ano de 2013 já aí está. E uma vez que aí está não temos outra alternativa a não ser vivê-lo. No entanto, não obstante esta inevitabilidade, sempre poderemos viver este ano, segundo perspectivas diversas.
Se olharmos para ele a partir do medo e da desconfiança, certamente não seremos capazes de ousar aqueles caminhos que neste momento se impõem, pois jogaremos na defesa dos nossos interesses, dificultando o exercício de um olhar e de um agir com horizontes mais vastos.
Sem deixar de 'lutar' por aquilo que parece ser justo e digno para a vida de cada um, é verdadeiramente urgente alargar os horizontes na procura e concretização do bem comum, a partir do qual nos podemos descobrir corresponsáveis uns pelos outros.
Neste sentido, a paz e a solidariedade surgem como duas perspetivas fundamentais a viver neste ano. A paz (interior e exterior), porque sem ela, as ações a desenvolver, na justa defesa e promoção dos direitos das pessoas, facilmente podem desembocar em agressividade e mesmo violência; a solidariedade, porque sem ela o círculo de reflexão e ação dificilmente vai para além do espaço e do tempo limitado de cada um, correndo o risco de deixar de fora aqueles que são os mais frágeis e que, por não serem ouvidos, ficam uma vez mais esquecidos.
A partir desta perspetiva, que nos pode ajudar a olhar para este tempo não como algo que rapidamente temos de despachar, mas como uma oportunidade que devemos sem medo agarrar, o Forum Abel Varzim ousa desejar a todos um bom ano de 2013.
2013 janeiro
 Forum Abel Varzim
 A Direcção

3 comentários:

  1. e propostas concretas?











































































    só paleio

    ResponderEliminar
  2. Nas questões de cidadania não podemos esperar receitas, de «pronto a usar». Cada um de nós deve procurar encontrar por si os comportamentos e atitudes que julgar mais adequadas. Os outros apenas nos podem ajudar a encontrar as nossa próprias respostas.
    É para isso que serve o "paleio"...

    ResponderEliminar
  3. Vêem para aqui estes anónimos mandar postas de pescada mas aposto que nenhum deles é capaz de fazer nem metade do que o Fórum Abel Varzim tem feito pelos valores positivos em Portugal, apesar de o tentarem calar e abafar. Todos sabemos como funciona a máquina do capitalismo que procura silenciar os que promovem os valores de uma sociedade mais justa e mais aberta. Continuem com as vossas iniciativas que tanto interesse têem.

    ResponderEliminar